domingo, 30 de agosto de 2015

Intercâmbio de trabalho: Disney (CEP)

Quinta-feira, dia 27 de agosto, recebi o melhor presente de aniversário que poderia ter pedido para esse ano: passar no programa de intercâmbio para trabalhar na Disney. Yaaay! O Cultural Exchange Program (CEP) é um programa de experiência internacional de trabalho, oferecido pela própria Disney, com duração de aproximadamente 3 meses, no período das férias de verão do Brasil, para trabalhar na Walt Disney World Resorts, em Orlando, Flórida.



O programa existe apenas em alguns países, e é claro que o Brasil não poderia ficar de fora, sendo que nós estamos sempre brigando pelo topo de maior número de frequentadores assíduos da Terra do Mickey. A agência responsável por fazer o intermédio com a Disney, e que cuida da primeira etapa do processo (aguenta aí que vou explicar melhor!) é a Student Travel Bureau (STB).

Se você também quer ser um cast member (pessoa que trabalha na Disney), alguns pré-requisitos são necessários para fazer parte do programa - sendo que esse é um programa universitário -, é preciso que você seja um estudante matriculado em curso de duração de no mínimo três anos, reconhecido pelo MEC, e que tenha pelo menos 18 anos até a data de início do processo seletivo. Outros fatores importantes são que você tenha inglês fluente, disponibilidade entre novembro e começo de março do ano seguinte e condições financeiras para bancar os custos do programa. Ah, custos? Sim, é um intercâmbio que você vai ter que investir uma grana para poder participar, mas o serviço lá é remunerado (U$ 9,50 por hora), então acaba se recebendo mais ou menos o valor do investimento. Só duvido muito que você traga dinheiro de volta!

As orelhas não são as oficiais ainda.


Existem diferentes posições de trabalho (roles) disponíveis para os participantes do CEP, as que geralmente abrem vagas pros brasileiros são: merchandising (lojas), operations/attractions (brinquedos e atrações), quick service (fast food), character performer (personagens), character attendant (assistente dos personagens), bell services (mensageiro dos hotéis) e custodial (limpeza dos parques). Queria muito ter caído em operations/attractions, mas minha job offer (oferta de emprego) veio como merchandising, minha terceira opção. O local exato de onde vou trabalhar só vou saber lá no dia do meu check-in, 16 de novembro desse ano. Ansiedade é uma palavra que define bem esses meses de espera.

O processo abre todo ano, as datas variam, mas geralmente ocorre de abril a agosto. As etapas consistem em uma palestra e uma entrevista com os representantes da Disney Division da agência STB, e uma palestra e uma entrevista com o pessoal da própria Disney responsável pelos programas internacionais. O quão incrível é isso, não? Lembrando que são entrevistas de emprego, e ambas serão feitas em inglês.



Então, além de trabalhar no lugar mais mágico do mundo, vou morar em condomínio da Disney, exclusivo para cast members, e ainda ter diversos benefícios, como descontos e main entrace pass (cartões de entrada gratuita nos parques). Acho que com isso vocês conseguem ter um gostinho do tamanho da minha empolgação! Meu programa vai do dia 16 de novembro ao dia 28 de janeiro, mas o visto de trabalho – que é necessário especificamente pra esse tipo de intercâmbio – permite passar até um mês a mais nos Estados Unidos para dar uma turistada.

Para entrar ainda mais no clima, preparei uma playlist com algumas das minhas músicas favoritas dos filmes da Disney. Dá play e aproveita para viajar nesse mundo mágico comigo!


Se vocês tiverem alguma dúvida a respeito do programa ou quiserem saber mais informações, é só deixar aqui nos comentários que respondo com todo prazer. E caso vocês criem ainda mais interesse, posso fazer outros posts explicando com mais detalhes. Porque realmente é muita coisa pra falar em uma única postagem!

E, por último, vou recomendar que vocês assistam os vídeos do canal TheDisneyIP, que tem bastante conteúdo e o vídeo do querido do Sebastian, que é um resumão de tudo que os programas internacionais da Disney oferecem.

Have a magical day!
xx

24 comentários

  1. Que legal, nunca pensei que existia um intercâmbio com um emprego temporário assim. Achei bem legal, e gostei bastante, faz outras postagens relacionadas a isso por favor, esclarecendo várias outras coisas... Beijos ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim! É legal porque todo universitário pode tentar, eles não privilegiam nenhum curso. :)
      Beijo

      Excluir
  2. Oi! tudo bem? Vim te avisar que hoje no blog day, te indiquei. Sucesso pra ti :D
    Se quiser olhar o post: http://giovannacaetano.blogspot.com/2015/08/blog-day-7-indicacoes.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por isso, Giovanna! Vou dar uma passada lá sim. :3
      Beijo

      Excluir
  3. Evelyn, muito legal esse teu esclarecimento sobre o intercâmbio para que outras pessoas fiquem conhecendo melhor.
    Aproveite tudo!!!
    E poste os comentários, fotos..
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Iára! :D
      Vou fazer mais posts com informações e tudo sobre a viagem.
      Beijos

      Excluir
  4. Que incríííveeel. Muito legal, não conhecia esse programa e parabéééééns! Pelo aniversário e por ter conseguido.
    Já estou inscrita pra acompanhar mais dessa sua aventura *-*
    Ah, e conta mais desse tipo de intercambio. Você paga por ele? Recebe pra trabalhar? Essas coisas. :)


    Beijos
    silenciosa-metamorfose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, Amanda!
      Posso fazer um post explicando melhor essa parte sim, mas em resumo, você tem que bancar a passagem de ida e volta, o visto, as taxas pra Disney e seguro de saúde pelos meses que vai ficar por lá. Esse ano o pessoal tá recebendo U$ 9,50 por hora trabalhada, sendo que o mínimo de horas por semana é 30. (:
      Beijão

      Excluir
  5. Parabéns filha...vc merece e espero q essa se a primeira das diversas portas q abriram no seu caminho. Bj do seu Pai. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero o mesmo. Muito obrigada, pai! :D

      Excluir
  6. Nossa muito legal mesmo! Aproveite a oportunidade, trabalhe e se divirta muitoooo!

    Beijos
    Thais
    http://www.trimoda.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Meninaaaa, pra começar AMEI seu blog, desde o nome, layout e conteúdo, com certeza estou te seguindo!
    Agora para tudo! Não sabia da existência desse programa :O PRE CI SO me inscrever no ano que vem, to louca atrás de um intercambio e esse caiu como uma luva, muuito obrigada por me apresentá-lo haha'

    Dá uma passadinha no meu pra conhecer também ;)

    www.mimimietudomais.blogspot.com.br

    Beijooos :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, Paloma! Fico contente por isso. :3
      Esse intercâmbio é uma ótima opção mesmo, hm? Se quiser mais informações fica de olho aqui no blog ou me manda um e-mail com suas dúvidas.
      Beijo

      Excluir
  8. Ja vi uma outra pessoa de um outro blog (Não me lembro agora qual era) contando que fez esse intercambio e amou! Lembro que ela disse que a melhor parte é conhecer e conviver com pessoas de outros lugares do mundo, ja que fica todo mundo junto em um condominio, fiquei morrendo de vontade de fazer tbm haha. Espero que você conte tudo aqui pra gente sobre essa jornada. Ia ser muito legal um post explicando como funciona esse intercambio, tenho bastante curiosidade. Por exemplo uma duvida que eu tenho é: vc faz esse intercambio durante a faculdade? como fica as matérias que você perdeu? Beijos! http://blogmareland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Novas experiências maravilhosas e fazer amigos para o resto da vida, acho que resume bem esse programa. Vou te falar com certeza depois que voltar, mas só vejo boas recomendações a respeito dele. Farei mais posts explicando sim, fica de olho aqui que logo sai outro. :3

      Respondendo a sua dúvida: você precisa estar na universidade para fazer o programa, o período do programa é durante as férias de verão, tem casos (como a minha data, que é na metade de novembro), que é um pouco antes do término das aulas, aí vai de você tentar conversar e convencer os professores e a faculdade a adiantar provas e tudo o mais. A STB entra na jogada pra tentar ajudar também, se for preciso. No meu caso, não tive problemas porque estou matriculada em poucas matérias e conversando com meus professores, eles me adiantaram os trabalhos, só preciso tomar cuidado com as faltas. Ou seja, não posso faltar até o fim do semestre, porque já terei que faltar em novembro.

      Se tiver mais alguma dúvida é só falar. (:
      Beijos

      Excluir
  9. Parabéns!!!
    Espero que vc se diverta muito e não vai gastar o dindin todo comprando na disney, salva para outros lugares. haha
    Quanto a espera, logo novembro chega e vc vai estar lá. Não deixa de postar as novidades!!!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser difícil não gastar todo na Disney, mas acho que a grande parte ainda vai pra comida! HAHA.
      Pode ficar tranquila que posto sim. Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  10. Caraca, que oportunidade incrivelmente maravilhosa!! Parabéns, curta muito por todos nós, hein? Um beijo!
    PS: as fotos ficaram lindonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rebeca! Vou curtir bastante sim, e deixar vocês atualizados.
      Beijão

      Excluir
  11. Manoo, que irado ♥ Parabéns e muito boa sorte, e curta muiiiito mesmo ♥

    ResponderExcluir
  12. Ontem eu estava no facebook e até printei o link do seu blog pra eu acessar depois. Daí no google+ hoje cliquei e nem me dei conta que era o mesmo blog que havia printado na noite anterior. É O DESTINO ahauhau
    Achei incrível a oportunidade de trabalhar na Disney, eu realmente não sabia que dava pra fazer isso. Eu imagino sua empolgação, eu estaria surtando! Você já é a terceira pessoa que tem blog que vejo que vai trabalhar lá.
    Boa sorte ♥

    Último Biscoito | www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vii que você colocou um +1 se não me engano! HAHA. Que bom que me encontrou. :3
      Achei super coincidência encontrar blogueiras que vão fazer o programa também, entrei em contato com algumas já.
      Muito obrigada, viu? Beijão

      Excluir