quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Boardgame: Saboteur

O jogo Saboteur da Z-man games vai abrir com pepitas chave de ouro essa categoria de jogos aqui do blog. Quero dedicar esse espaço para compartilhar com vocês minha experiência com jogos em geral, tanto de tabuleiro quanto virtuais, que não é lá muito vasta, mas que com o tempo acabou se tornando um dos meus hobbies (ter um namorado nerd influenciou bastante!). Lembrando que gostar não significa necessariamente ser ótima, ok?





Esse é um jogo de cartas no qual os jogadores adotam como personagens: ou anões mineradores, que tem como objetivo cavar túneis a procura de tesouros, ou anões sabotadores, que tentam impedir os escavadores criando obstáculos pelo caminho. As cartas de personagens são distribuídas no início de cada rodada, são três rodadas por partida e geralmente (não direi sempre, depende do ritmo do seu grupo) são rápidas, sendo que você pode pegar personagens diferentes em cada uma. Durante o jogo, os membros de cada um dos dois grupos tentam se reconhecer, sem levantar muita suspeita, para que consigam juntos bolar uma estratégia para completar seu objetivo.




Existem cartas de caminhos, de ações, de pepitas de ouro e de personagem. A carta com o desenho de uma escada é o ponto de partida para a construção dos caminhos, ela fica a sete cartas de distância de outras três que ficam de cabeça pra baixo durante o jogo e que escondem ou carvão ou ouro. Importante: as cartas precisam encaixar direitinho com os caminhos de todas as direções.






No fim de cada rodada são distribuídas as pepitas para o grupo vencedor, de acordo com a quantidade ou valor descrito no manual do jogo. Ganha quem, ao fim da terceira rodada, tiver a maior quantia de pepitas de ouro. Saboteur pode ser jogado com três a dez jogadores, mas eu aconselho pelo menos cinco para ter dois sabotadores em jogo.

Esse foi um dos primeiros jogos que conheci com o grupo de amigos que costumo jogar, ele é relativamente rápido, simples e bem dinâmico. Sem falar que rola bastante discussão para tentar desmascarar quem são os sabotadores e quem são os anões mais gananciosos. Pelo menos é assim com meus amigos, a gente curte bater boca feito anões rabugentos e sair quebrando ferramenta de todos com ações duvidosas.

Agradecimento especial para o meu amigo Bruno, que emprestou o jogo para tirar as fotos que estão ilustrando o post. :)


Alguém aqui costuma jogar boardgames? Quais?

May the odds be ever in your favor!
xx

10 comentários

  1. eu AMO jogo de tabuleiro/cartas. tanto que fiz um com meu grupo no TCC da faculdade hahaha não conhecia esse que cê mostrou e fiquei muuuito curiosa pra jogar, deve ser muito divertido <3

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que incrível! Acho que você vai gostar desse, então, tem bastante interação de grupo, é rapidinho e bem divertido. :3
      Beeeijo

      Excluir
  2. Nossa! Momento nostalgia... quanto tempo não jogo nada... Acho que os últimos que joguei foram detetive e um de cartas chamado Black Stories.
    Gostei muito desse que você mostrou.
    Obrigada pela dica e por me lembrar de bons momentos.
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô muito afim de jogar Black Stories. Você curtiu? Achei legal a ideia de um jogo compacto e divertido como aquele. Saboteur vai na mesma onda.
      Super indico esse, viu? E obrigada. (:
      Beijos

      Excluir
  3. Olá! Seu blog foi selecionado para responder a TAG: De tudo um pouco!
    Passe lá no blog para ver as perguntas e as regras!
    Sucesso, xoxo :**

    https://mantenhaaclasse.wordpress.com/2015/09/04/104/
    https://facebook.com/mantenhaaclasse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação! Vou dar uma passadinha lá sim. (:
      Beijos

      Excluir
  4. Adoro jogos de tabuleiro, sou viciada mesmo, tenho uma coleção aqui em casa!
    Valeu a dica, será que consigo achar na RiHappy? Fiquei bem interessada, hehehe
    Beijão!
    Carol,
    www.horinhasdedescuido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Carol! Mas esse você não encontra em loja de brinquedo não, acho mais provável que encontre pela internet ou em lojas específicas de venda de jogos de tabuleiro. (:
      Beijos

      Excluir
  5. Oieeee
    Que legall
    Mann, uma graça o jogo. Não conhecia, mas bem que eu querooo.
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito divertido mesmo, Ágatha, recomendo. :3
      Beijinho

      Excluir