terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Universo Fantástico de Tim Burton

Acho difícil alguém não conhecer Tim Burton hoje em dia, afinal ele é um diretor de cinema incrível e com estilo próprio, reconhecido de longe devido a sua estética gótica. No entato, em sua infância, Burton não tinha esse reconhecimento, o garoto sempre foi muito criativo, mas passava muito tempo sozinho porque não tinha muitos amigos e nem vida social. Ele transformou os filmes em seus melhores amigos, assistia dos clássicos às ficções científicas, de contos de fadas à filmes de gênero trash. Todos serviram de base para que o diretor adentrasse de vez em seu mundo de imaginação, composto por "sonhos sombrios e pesadelos coloridos"¹.


¹"sonhos sombrios e pesadelos coloridos" expressão tirada do livro O Estranho Mundo de Tim Burton.

Tim Burton é de Burbank, Califórnia, região suburbana de Hollywood, local em que iniciou sua paixão pelo grotesco e onde optou por acolher monstros ao invés de pessoas, monstros estes que o ajudariam a construir sua história. Em seus trabalhos, Burton mostra que boa parte da sua alienação se deve ao fato das deficiências da raça humana, um dos motivos por investir fortemente em seu amor por cachorros.



Admiro muito seu trabalho, desde os traços macabros de suas animações às temáticas muitas vezes perturbadoras. É como se ele tivesse um jeito único de lidar com problemas e obstáculos que estão impregnados em nossas vidas, sem ter medo de expor o lado obscuro das coisas, mas ao mesmo tempo dando uma pincelada de cor e vitalidade em tudo. É através dessas formas não convencionais e corriqueiras de observar a vida de Tim Burton, que conseguimos obter uma outra visão de mundo e coletar material para refletir nossas próprias ações.


Ilustração do livro L'Art de Tim Burton.

Posso dizer que tenho uma queda por quase todos os filmes do Tim – assim como o elenco que protagoniza a maioria, Johnny Depp e Helena Bonham Carter <3 –, mas alguns têm um lugar especial no meu coração: O Estranho Mundo de Jack, Edward Mãos de Tesoura e A Noiva Cadáver. Todos possuem o fantástico em seus enredos, bem como a solidão, o sentimento de vazio interior e a acolhedora esperança do amor.






Acredito que nenhum desses filmes deve ter sido novidade para vocês, mas senti muita vontade de dividir aqui um pouco mais do trabalho e da vida desse diretor que gosto e aprecio tanto. Quem me emprestou os DVDs e livros para fazer as fotos foi minha amiga, Gabriela, outra amante de Tim Burton e do seu trabalho. Obrigada, Gabi! <3

Quais outros filmes desse gênero macabro vocês conhecem e gostam?

That’s all, buddies!
xx

44 comentários

  1. oii conheci vc pelo BGS adorei as fotos,sua maneira de escrever, do blog, enfim tudo parabéns lindona continue assim.
    https://supercharmosapink.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! Fico muito feliz por isso, Gabi, muito obrigada. :)

      Excluir
  2. Adorei o post. :3
    Ainda não vi todos os filmes dele, mas os meus favoritos são os mesmos que os seus! *-*
    Beijos ^^
    http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito bons, né? *-*
      Obrigada, Mari.
      Beeijo

      Excluir
  3. Eu sou uma grande admiradora dele. Todos seus trabalhos são incríveis. Ele realmente tem um estilo próprio e puts, não tem como não gostar dos filmes dele. É tipo Tarantino, tem um estilo exagerado, mas que é único e q é oq faz com q a gnt se apaixone *-*

    ResponderExcluir
  4. O Estranho Mundo de Jack é o meu filme favorito dele e tenho que admitir que o estilo próprio que o Tim tem me encanta demais. Nunca teria parado pra ler algo sobre a vida dele se não fosse o post e foi legal descobrir algumas coisas que até levam a descobrir porque os filmes são assim. Johnny Depp é vida e se encaixa tão bem nos filmes do Tim, adoro! <33.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estranho Mundo de Jack é um dos mês filmes favoritos desde que era pequena, lembro de sempre parar para assistir quando passava na Disney. Minha mãe olhava torto, sem entender porque eu gostava tanto de um desenho tão "feio". HAHA.

      Excluir
  5. Simplesmente amo o estilo dos filmes dele e os filmes em si. São histórias que te prendem e que sempre te ensinam algo, sabe? Adoro. Beijos, Bella.

    www.ummundoemduas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, são histórias diferentes com mensagens muito boas. :3
      Beijos

      Excluir
  6. AMEEEEI O POST <3 É sempre bom ler sobre alguma coisa que a gente ama tanto! O estranho mundo de Jack é um dos meu favoritos também... Mas o que mais gosto é Alice, primeiro porque é meu livro favorito, segundo porque tem Tim, terceiro tem Johnny e Elena e pra melhorar tem AVRIL na trilha sonora <3 hahahaha E a exposição dele ano que vem? Você esta animada???

    xx
    Mari
    http://www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que deve estar ansiosa para o novo filme da Alice que vai sair, então! HAHA. Verdade, combinação maravilhosa esse diretor com esse elenco. <3
      Infelizmente não vou poder iiirrr! Volto de viagem dia 2 de fevereiro, e é logo em seguida a exposição, além de cansativo, não tive como comprar ingresso antes. :( Mas se você for, me mostra as fotos depois.
      Beeijo

      Excluir
  7. Eu conheço o trabalho dele faz bastante tempo. Desde que comecei a gostar do Johnny Depp por aos filmes desses dois juntos são perfeitos demais!
    Adorei seu post e seus jack!
    Bjs

    www.achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem gosta de Johnny Depp consequentemente tem que gostar do Tim, não é? HAHA.
      Obrigaaada. :3

      Excluir
  8. Já disse que seu blog é incrível? Pois é.
    O Tim Burton é o melhor diretor do mundo todo (provavelmente o único que sei o nome, enfim). Amo o modo como ele mistura diferentes elementos e acaba criando toda aquela atmosfera mágica. Depois desse post estou pensando seriamente em fazer uma maratona só com os filmes dele ♥
    {caosologia}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, Meiri! *-*
      Faz maratona que vale a pena, durante a semana passada fiquei assistindo um por dia. <3
      Beeijos

      Excluir
  9. Adorei o post, sou apaixonado pelo filme do Edward Mãos de Tesoura ♥

    http://meioquetipoassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível, né? Também gosto muito.
      E obrigada. :3

      Excluir
  10. Que post mais amor e sua coleção também!!! Ainda não assisti todos os filmes do Burton, mas sei que ele sempre vai arrasar. Vou nem comentar sobre Edward, por que esse filme é incrível, e sem dúvidas um dos melhores do Tim!!!
    Amei o post!!!

    Beijos
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das coisas não são minhas, uma amiga também apaixonada pelo Tim que me emprestou para as fotos, apenas os Jacks são meus, mas muito obrigada mesmo assim. :3
      Gosto muito de Edward Mãos de Tesoura!
      Beeijo

      Excluir
  11. Gostei bastante da postagem, um dos filmes que eu mais amo é o de Edward mãos de tesoura, é muito legal. Beijos ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, também gosto muito. :3
      Obrigada!

      Excluir
  12. Você já viu esse pequeno vídeo do Tim em uma parceria? Se chama Vincent e eu o amo! Vou deixar o link aqui, tem com legendas no youtube, caso te interesse! A narrativa de terror é toda em forma de rima, muito legal!

    https://www.youtube.com/watch?v=BIS04fIoUGA

    Beijinhos, Hel.
    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheeeço sim, primeiro curta do Tim! É uma gracinha e bem a cara dele.
      Obrigada por compartilhar. <3
      Beeijo

      Excluir
  13. não vi todos os filmes dele, mas acho ele incrível com um trabalho num estilo único
    parabéns pelo blog, lindo

    http://bitteerbite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Tim é incrível mesmo. É apaixonante o universo que ele sempre cria - com a cara dele - em todos os filmes! As fotos para o post ficaram muito lindas <3
    bom final de semana ^^

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, uma imaginação meio grotesca a dele, mas formidável. HAHA.
      Muito obrigada! :3

      Excluir
  15. Apaixonada demais pela sua coleção e essa pelúcia amor demais do Jack.
    Cara, tem como não amar o Burton? Francamente, não entendo quando alguém diz que não gosta. Especialmente com o Depp por toda parte! E a Helena então, nem se fala. Esse sim é o trio de ouro mais lindo.
    Amei o post e estou in love pela suas fofuras. Mil beijos!!

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os DVDs e livros não são meus, infelizmente, apenas os Jacks, mas a coleção é linda anyway. HAHA. <3
      Concordo contigo, é tão incrível o trabalho que é difícil acreditar quando alguém diz que não curte.
      Beeijo

      Excluir
  16. Omg , amo demais as obras de Tim Burton <3 são incríveis , são filmes que sempre dão vontade de assistir mais e mais haha. Gostei do post, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim sim, assisto quantas vezes forem possíveis!
      Muito obrigada, Melyssa. :)

      Excluir
  17. Nossa que legal, poderia jurar que não conhecia Tim Burtom mais já vi esses filmes com Johnny Deep sou muito fã dele. <3
    Ameii seu blog, beijoos!
    Espero sua visitinha.
    https://www.youtube.com/watch?v=4QXSm3vlW9A&spfreload=10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnny Depp é marca registrada do Burton. :3
      Muito obrigada, Ana!

      Excluir
  18. Tim Burton e Jonny é uma parceria que deu muito certo em muitos dos filmes de Tim. Acho que de certa forma isso tenha ficado bem batido sabe,ainda assim continuo gostado dos filmes. Mas como muitos não acho o Jonny tão bom ator assim, acho que os filmes acabam tendo a mesma interpretação, não estou dizendo que ele é um ator ruim, só que seria bom ter mudanças na escolha dos atores para as obras do Tim.
    Gosto dos filmes sempre misteriosos e sombrios. Sonhos cheios de escuridão ;)
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada ator tem um estilo, às vezes alguns personagens acabam saindo parecidos porque têm a mesma ideia base, mas não consigo não gostar do Johnny. HAHA. :3
      Beeijo

      Excluir
  19. Ele é incrível um produtor maravilhoso, tem identidade, talento e aparenta ter um ótimo domínio do que faz, alias são vários sucessos.
    Quero muito visitar a sua exposição aqui em São Paulo, será magnífico e um grande aprendizado.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia concordar mais! Se você for realmente, depois passa aqui e me conta como foi, infelizmente não vou poder ir. <3

      Excluir
  20. Desde pequena sou apaixonada pelo filme "mãos de tesoura" já assisti várias vezes,sou uma grande admiradora desse autor.

    http://joycenevesblog.blogspot.com.br/

    Parabéns pelo blog,já to seguindo o blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Edward é muito carismático, não tem como não gostar.
      Muito obrigada, Joyce!
      Beeijo

      Excluir
  21. O Tim é incrível <3 Admiro a sua fantástica mente! :D
    beijos da Thamy
    http://www.blogdathamy.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Também adoro o trabalho dele.. Já perdi as contas do número de vezes que assisti Os fantasmas se divertem e Edward mãos de tesoura heheh
    Seu blog é muito fofo... parabéns!!
    Beijos,
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de assistir ao desenho animado do Beetlejuice, era nojento, mas era legal! HAHAHA.
      Muito obrigada, Gabi. :D
      Beijinhos

      Excluir