terça-feira, 8 de março de 2016

Personagens que são puro girl power!

Em celebração ao Dia da Mulher, a postagem de hoje vai reunir grandes personagens femininas de ficção que são símbolo de atitude, poder e coragem. Estamos vivendo um momento lindo de reconhecimento, de liberdade e de empoderamento das mulheres, liderado e discutido por nós mesmas. Isso se reflete nos mais diversos cenários, e é muitas vezes através dessas personagens fortes que encontramos o incentivo faltante para exercer nossa própria força. Estas personagens e suas histórias são daquelas que passam com folga pelo Teste de Bechel, que tem como objetivo questionar obras de ficção a respeito do conteúdo designado para as mulheres da narrativa, de modo que tenha em seu enredo no mínimo duas mulheres, que conversam entre si e o assunto não seja apenas sobre homens.

Todas as imagens são de autoria da Kaol Porfírio e copiadas da sua fanpage.

Sempre gostei dessas mulheres que conquistam a própria independência, que são elas por inteiras em qualquer decisão que tomam na vida, que lutam (com orgulho) como uma garota. Porque afinal, lutar como uma garota significa dar tudo de si, significa sacrifícios, suor, esforço físico e mental e muita bravura. Por tudo isso, escolhi as incríveis ilustrações da Kaol Porfírio para reforçar ainda mais o sentido dessa postagem - que é de teor coletivo em um grupo de blogueiros geeks que participo. Não deixem de conferir o trabalho lindo da Kaol, que já virou até estampa de camiseta (vendidas na Toda Frida) e está fazendo o maior sucesso. <3

Aviso: A lista a seguir possui conteúdo altamente admirável, repleto de girl power, beleza (ué, por que não?) e auto-confiança.


Hermione Granger dispensa apresentações, em todo o caso, não me custa de nada apresentá-los à mulher do trio de ouro, personagem da saga Harry Potter e melhor amiga do mesmo. Não é mistério que ela foi a responsável por abrir várias portas (alohomora!) para o desenrolar da trama, e ainda por cima desvendar e conduzir boa parte do caminho com seu cérebro brilhante. Inteligente e determinada, Hermione não tem medo de defender o que acredita, e é quem sempre está ao lado para fazer o que for preciso nas horas mais difíceis.


Personagem da HQ e série de The Walking Dead, Michonne é uma mulher autônoma, valente e mortal. Não sei se as características da série são as mesmas da HQ, já que a versão televisa sofreu bastante mudanças, mas a Michonne da série que conheço e admiro tem tanto potencial e relevância quanto qualquer outro personagem masculino, não só na hora das lutas como também na liderança. Ela conquistou seu espaço como conselheira provando ter habilidades que vão além do manuseio ardiloso de sua katana, sua lealdade indubitável também faz parte do conjunto de características que fizeram dela uma personagem cativante e extremamente importante para o equilíbrio da história.


Jessica Jones foi uma revelação na minha vida, uma série sobre uma super heroína já tem conteúdo para ser no mínimo intrigante, e o dela deixou muitos outros personagens da Marvel no chinelo. Frágil e quebrada desde criança, passou por inúmeros traumas durante sua vida que a fizeram crescer revestida por uma casca grossa, que ao adquirir seus poderes apenas se intensificou. Apesar de não aceitar o título de heroína, Jessica prova ser muito mais valente e perseverante do que imaginava, e deixa claro que por detrás de sua personalidade durona existe um bom coração. Além de salvar vidas nas "horas vagas", ainda exerce com astúcia seu trabalho como investigadora particular.


Com muita graça e ousadia, River Song (ou Melody Pond) é exemplo de que uma trágica história de vida não precisa ser rebatida com amargura. Ela é enigmática, guerreira e apaixonada ao mesmo tempo. Presa em um ciclo temporal reverso, River lida com os perigos de ser uma assassina foragida e a solidão de ser afastada das pessoas que ama com uma vitalidade e sorriso impressionantes. Língua afiada e cheia de atitude, ela é exemplo de como é possível resistir aos pessoas alienígenas que tentam forçar a nos transformarmos em algo que não somos.


Para confirmar que mulheres inspiradoras independem inclusive de idade, Sakura Kinomoto entra nessa lista como uma das minhas grandes inspiradoras de quando era criança. A pouca idade não a impediu de carregar uma responsabilidade gigantesca nas costas, aprender a controlar seus recém adquiridos poderes e travar duras batalhas com intuito de trazer de volta estabilidade e tranquilidade para sua cidade. É significativo observar como sua força se desenvolve a cada episódio, e como, por mais que tenha se transformado nessa heroína, Sakura ainda realiza suas tarefas cotidianas, como cuidar da casa e afazeres da escola sem perder seu lado doce, delicado e atrapalhado.


A grande causa que Merida defende é a de ter o poder de decidir as coisas por si mesma, de conseguir mostrar quem ela é sem um código de etiquetas rigoroso só por ela ser menina. Do contrário da maioria das princesas, para ela o mais importante não é encontrar o amor da sua vida, suas ambições envolvem cavalgar pela floresta, treinar sua extraordinária habilidade com arco e flecha, e ser livre para agir do jeito que ela quer ser. A luta travada com a mãe é principalmente de reconhecimento, para que ela passe a enxergar o quanto é exigido não só da filha, mas dela como rainha também, e como não faz sentido cobranças de boa postura e limitações de comportamento recaírem apenas sobre elas.

Representatividade importa sim! Estes são só alguns exemplos de mulheres maravilhosas que roubam a cena e os corações com condutas dignas de aplausos, mas existem muitas outras por aí, que duelam em diferentes batalhas todos os dias. Não precisamos de tabus e estereótipos para ditar como devemos agir e pensar, somos mulheres que raciocinam por si só e decidimos o que é melhor para nós mesmas sem precisar de um livro de regras intitulado "Você não pode porque é uma garota".

Quem são suas personagens inspiradoras?

Feliz dia das mulheres!
xx 

19 comentários

  1. Como ver RiverSong e Merida num post e não amar?
    River é de longe uma das minhas personagens favoritas de Doctor Who.

    https://fluxoconstante2.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são incríveis mesmo. Como não amar?
      <3

      Excluir
  2. Adorei todas! Que ilustrações fofas :3

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também amo essas ilustrações. :3
      Beijo

      Excluir
  3. Post lindo!!
    Adoro a Jessica <3
    Amei o blog e já estou seguindo :D
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é destruidora, né? HAHA. Que bom, Carol, muito obrigada.
      Beijinho

      Excluir
  4. Hermione é uma das melhores personagens que tive o prazer de conhecer!! Quero muito ver JJ e genteeee, Merida linda/cacheada/ruiva adoro <3

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermione Granger é uma das minhas personagens favoritas! Veja Jessica Jones sim, te garanto que vale a pena. E compartilho do mesmo amor por ruivas que você. <333
      Beijos

      Excluir
  5. JESSICA JONES <3!!! River e Merida também, mas awww, Jessica!!! <3 Amei o blog e é ótimo conhecer mais gente que ama Doctor Who!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que conheci a Jessica também caí de amores. <3
      Muuuito obrigada, Mari, fico bem feliz por isso. Sinta-se a vontade para voltar quando quiser.
      Beijinho

      Excluir
  6. Ai que lindo! Uma ótima homenagem com personagens maravilhosas e ilustrações lindas. Parabéns pra todas nós!

    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pra todas nós! <3 E muito obrigada, Karina.
      Beijinho

      Excluir
  7. Amei a homenagem, ficou muito criativo e lindo. Parabéns!


    Xoxo :*
    www.isabelamingues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Michonne & Merida, melhores pessoas! <3 Amei o post, e seu blog é maravilhoso!
    Beijos e muito sucesso!
    Seria supimpa ter sua visita no meu blog, www.clicksdalu.blogspot.com

    ResponderExcluir