segunda-feira, 25 de abril de 2016

O Circo da Noite - Erin Morgenstern


"O circo chega sem ser anunciado. Simplesmente está lá, quando ontem não estava". De forma misteriosa somos introduzidos à história instigante de Le Cirque des Rêves, que sob tendas listradas de preto e branco revelam um mundo de sonhos repleto das mais distintas e esplêndidas atrações, como o Labirinto de Nuvens ou o deslumbrante Jardim de Gelo. O que poucos sabem, porém, é que este circo é também palco de um duelo antigo entre magos e cenário de um amor proibido. O Circo da Noite é um livro de ficção e suspense/mistério escrito por Erin Morgenstern, publicado em 2012 no Brasil pela editora Intrínseca, e que narra a trajetória da competição entre dois jovens mágicos que ingenuamente se apaixonam.




Dois velhos conhecidos decidem, mais uma vez, iniciar uma aposta para medir seus poderes e conhecimentos através de seus aprendizes, os magos devem treinar e orientar os escolhidos para a disputa que durará tempo suficiente até que apenas um sobreviva. O fantástico Circo é adotado como arena desse combate entre Celia e Marco, respectivos representantes, e se torna o lugar em que ambos travam sua batalha silenciosa, criando incríveis truques de mágica, completando um a obra do outro e sempre buscando se superarem cada vez mais. Ambos não compreendem muito bem a competição em si, seu motivo ou quando ela irá terminar, mas sabem que foram criados para isso e, com o passar do tempo, descobrem que seu maior objetivo é na verdade alimentar o Circo com sua magia, para que ele continue encantando as pessoas.




Apesar das opiniões controversas a respeito do livro, considero a história de uma delicadeza notável, que envolve o leitor nas descrições detalhadas de cada nova tenda - quase como se estivéssemos a enxergando com nossos próprios olhos -, e nos faz criar um sentimento de sincera afeição àquele circo de sonhos. Sentimento esse que predomina na contação da história e nas próprias personagens, o que deixa o romance entre o casal principal mais afastado do foco. A narrativa não é linear e acontece por distintos pontos de vistos, isso pode ralentar um pouco a leitura e fazer com que você se perca em alguns momentos, mas faz parte da estruturação do livro e até lembra o ritmo peculiar do Circo. A própria escritora já comentou que sua escrita é como uma colagem, diferentes partes vêm à sua mente e ela apenas as une.



O Circo da Noite era um livro que eu namorava toda vez que ia na livraria por motivos de 1. amo qualquer conteúdo com temática circense, e 2. a capa (e a edição em si) eram extremamente atraentes. E todos nós sabemos que apresentação conta sim, e muito! Não gosto muito de ler sinopses quando me interesso por um livro aparentemente "desconhecido", no entanto, uma amiga já tinha me recomendado a leitura pois tinha adorado, então resolvi ler o resumo e fiquei super curiosa. E de fato o livro me surpreendeu, a trajetória não foi do jeito que imaginei (se é que eu tinha uma opinião propriamente formada antes de ler), mas conseguiu me cativar com sua cadência singular e escrita quase que poética muitas vezes. 


ISBN: 9788580571608
Ano: 2012 
Páginas: 365
Editora: Intrínseca


Alguém com recomendações de bons livros com temática circense? Já leram este?


"This is not magic.
This is the way the world is,
only very few people take the time to stop and note it."
The Night Circus - Erin Morgenstern


8 comentários

  1. Eu A-M-O O Circo da Noite!!! Confesso que vi a capa e já quis comprar! Ele é realmente maravilhoso, desde a edição até a última palavra da história.
    Suas fotos ficaram maravilhosas!!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o mesmo sentimento comigo, primeira coisa que me chamou a atenção foi essa capa linda e maravilhosa. <3
      E muito obrigada, Isa.
      Beijinho

      Excluir
  2. Eu amei esse livro quando li, parece poesia, os cenários que são criados são lindos! Fora que essa capa é muito maravilhosa, né?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito como ela descreve as coisas e o próprio andamento da história parecem nos transportar para aquele circo incrível, não é mesmo? <3
      Beijinho

      Excluir
  3. Que capa linda, as fotos ficaram lindas <3
    https://hey-mandy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. só de ver essa capa maravilhosa fiquei louca para ler esse livro, e essa sinopse que amor <3

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele me pegou pela capa também, impossível não se apaixonar. :3
      Beeijo

      Excluir