terça-feira, 3 de maio de 2016

Jogos de Mesa: Munchkin


Preparem-se para ir à loucura, jogadores de plantão! Segunda postagem de jogos de mesa aqui no blog, e dessa vez trago o ilustríssimo cardgame chamado Munchkin, vulgo destruidor de lares e relacionamentos. Leve, zoeiro e muito divertido para reunir seu grupo de jogatina ou até mesmo os seus amigos mais leigos, já que esse é um jogo com uma mecânica bem simples de entender. Desde a primeira partida, ele se tornou o meu jogo favorito e eu mal via a hora de ter um para poder jogar a qualquer hora. Combinei com o Tiago (que também se viciou) que compraríamos o jogo juntos, e em um belo dia em uma visita rotineira à livraria, encontramos um único volume na prateleira e não nos restou dúvida de que levaríamos ele para casa naquela noite.

Abra portas de Dungeons, duele contra monstros de nomes bizarros, saqueie o cadáver de seus colegas, roube tesouros e dê as mais altas gargalhadas nesse jogo insanamente engraçado, que vai te fazer chorar só de ler as cartas. Munchkin simula a experiência de um RPG, com direito a dungeons, tesouros e batalhas acirradas, mas sem a dificuldade das regras e a papelada sobre a mesa.



Crie seu personagem a partir de raças e classes, a não ser que você não tenha nenhuma delas, equipe seus itens e ative seus bônus, a não que você não possua nenhum em mãos... É, apesar de contar com seu grau de malícia para passar a perna nos amigos, talvez você precise de um pouquinho de sorte. Mas nesse jogo até quem está em desvantagem consegue dar a volta por cima, e as regras do jogo vão te ajudar nesse momento. Até porque o manual dispõe de apenas 4 regras básicas, que podem ser quebradas por uma simples carta se ela assim disser em sua descrição. OU SEJA, as partidas pegam fogo!




O objetivo de seu personagem é chegar ao level 10, para isso ele poderá vender itens, duelar com monstros ou usar cartinhas abençoadas de "Suba 1 nível". Acontece que chegar lá é o objetivo de todos, e é aí que reside o problema, porque se você for a pessoa de level mais alto na mesa, adivinha para quem vai sobrar ser o alvo coletivo? Os outros jogadores podem (e devem) inferir no combate da pessoa da vez, sendo capazes de enfraquecer o jogador e ainda subir em níveis catastróficos o level do monstro. Existem cartas de maldições e poções que podem ser usadas contra seus adversários ou para benefício próprio, cabe a você saber usá-las na hora mais conveniente.

Dica: não confie em ninguém, nem mesmo em promessas, Munchkin é um jogo sujo.


Especificações
Idade: 10 anos
Número de jogadores: 3 - 6
Tempo médio de jogo: 60 and to the infinity and beyond!

Componentes
95 cartas de Porta
73 cartas de Tesouro
1 dado personalizado de 6 faces
1 manual de regras

A Galápagos Jogos é a responsável pela venda aqui no Brasil, o jogo ainda possui  diversas expansões (SEIS para ser mais exata) e diferentes versões, como "Munchkin Zombie" e "Munchkin Cthulhu", que prometem acrescentar novas surpresas ao seu deck, e, consequentemente, tornar sua partida ainda mais feroz. O jogo não vem com tabuleiro, você pode comprá-lo separado no site da Galápagos, mas também é possível encontrar na internet o modelo e imprimir o seu mesmo em casa.

Comprei o meu Munchkin em uma Livraria Catarinense aqui da minha cidade, com o valor de R$ 130, que é um pouco mais caro do que você encontra na internet, mas acrescentando o  frete daria praticamente na mesma.

Boa jogatina!
xx

7 comentários

  1. Oi Evelyn =) eu amei esse jogo e nem joguei! Não vou mais usar uno pra causar discórdias ssrsrsr e essas ilustrações lindas?! Aqui na minha cidade com certeza não acharei para comprar mas já abre espaço pra eu juntar $$$ e procurar saber dessas outras versões também! Obrigada pela dica, parece super legal mesmo e como vc disse sem aqueles milhões de regras de um rpg tradicional *.* beijos linda!

    www.metamorphya.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uno é fichinha perto de Munchkin, Bru, se você curte causar uma discórdia entre os amigos esse é o jogo ideal. HAHA. No site da Galápagos dá pra comprar online, depois que você juntar uma graninha é só entrar lá e ver, tem as expansões também. :3
      Beeijo.

      Excluir
  2. Oi, agora a curiosidade de jogar esse jogo foi bem maior. Ja vou procurar se tem na minha cidade e se tiver, vou comprar e obrigar meus amigos jogarem comigo kkkk Beijos.

    http://mficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois faça isso mesmo! HAHA. Se não encontrar na sua cidade, pode procurar no site da loja da Galápagos que tem e eles entregam. :3
      Beeijo

      Excluir
  3. Que amorzinho!
    Eu adoro jogos!
    Adorei o post ♥
    Com carinho,
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, ameeeeeeeeei esse jogo! Já tinha visto fotos, mas nunca uma descrição tão legal! Já quero comprar! Pena que o preço dos jogos de tabuleiro aqui no Brasil sejam tão absurdos :( Mas acho que vou fazer que nem você, conversar com o boy e comprar juntos, hehehe

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir