quinta-feira, 2 de junho de 2016

DIY: Jogo dia dos Namorados


READY? GO! Para começar bem o mês de junho, vou propor uma ideia para quem adora esbanjar criatividade na hora de dar presentes e está quebrando a cabeça pensando no que comprar para esse dia dos namorados. O tal do Tiago, que é citado com frequência aqui no blog, é meu namorado, nós já comemoramos uma boa meia dúzia de dia dos namorados juntos, e apesar de sermos bastante caseiros, gostamos também de encontrar coisas diferentes para fazermos e tentamos inovar nos presentes e passeios. Esse ano, para o nosso aniversário de namoro, resolvi criar um jogo com várias etapas que iria colocar em questão o quão bem nos conhecíamos e também gerar aquela leve competitividade dentro do relacionamento de um nível saudável, é claro (ou não).

Construir esse tipo de jogo é acessível, basta pegar algumas mecânicas básicas de jogos conhecidos e adaptar para o contexto, o importante é estabelecer regras, por mais simples que sejam, e distribuir a quantidade de pontos para cada etapa. Vou explicar ao longo do post os materiais que foram utilizados e como funciona cada fase, um mini DIY, por assim dizer, para você usar de inspiração e fazer o seu próprio jogo para se divertir com seu player 2.


5 em 5

Inicie com 5 perguntas pessoais, que podem ser a respeito dos seus sonhos e vontades, histórias engraçadas da sua infância, curiosidades da sua adolescência ou qualquer outra coisa. Essa etapa é só um aquecimento, mas tente pensar em perguntas mais complexas do que "qual minha cor favorita", porque essas serão feitas em outro momento mais adiante. Peça para que a outra pessoa prepare 5 perguntas também, nesse caso, para você responder, e conte 1 ponto a cada resposta correta.


Challenge Accepted

Escreva em papéis pequenos desafios que você e a outra pessoa terão que realizar, eles podem ser individuais ou em conjunto. No meu caso, optei apenas por desafios que os dois teriam que enfrentar. Não necessariamente essa etapa precisa ser a segunda, nós acabamos mesclando os desafios em diferentes momentos do jogo, o que ajuda a ficar mais dinâmico. Some 2 pontos a cada desafio ganho.

Ideias:
Ficar mais tempo sem rir.
Maior bola de chiclete.
Jogar pipoca para cima e pegar com a boca.
Guerra de dedinho. Melhor de três.
Guerra de uma perna só. Ganha quem derrubar o outro primeiro.
Comer bala ácida sem fazer careta.
Disputar em algum jogo de luta/esporte no video game.


Uma palavra

Prepare cartinhas com perguntas das mais aleatórias possíveis, incluindo aquelas básicas de "qual minha sei-lá-o-que favorita", e também outras hipotéticas que você vai ter que tentar adivinhar a resposta de acordo com o que conhece da outra pessoa. Para essa etapa, usem algo (folha de papel, celular, quadro) para escrever as respostas (em uma palavra) e determinem quanto tempo terão para pensar até mostrarem um para o outro. Dessa vez, os dois terão que responder a pergunta, ou seja, você vai precisar escrever a sua resposta e a que você acha sabe que é a da outra pessoa. Some 1 ponto a cada resposta certa.

Ideias:
Qual super poder você teria?
Qual mania da outra pessoa você não gosta?
Qual seria sua última refeição caso você estivesse para ser executado?
O que a outra pessoa menos gosta de fazer com você?
O que você queria ser quando crescesse?
Qual seu desenho animado favorito da infância?
Qual seu maior medo?
Qual seria sua arma em um apocalipse zumbi?
Qual mundo de ficção você gostaria de viver?
Qual meu livro/filme/série/cor favorito?


Charades!

Esse é na verdade o nome de um jogo gratuito para celular, que consiste em tentar descobrir a maior quantidade de nomes, de acordo com a categoria escolhida, por meio do que a outra pessoa fala a respeito. Em outras palavras, você posiciona o celular na cabeça depois de clicar na categoria filmes, por exemplo, e precisa acertar qual o título que está aparecendo na tela conforme as informações que a pessoa na sua frente te fala. Quem tiver mais acertos em 1 minuto ganha. A única coisa chatinha é que o aplicativo tem propagandas e é em inglês, então alguns nomes de filmes, livros ou personagens são diferentes das traduções para o português, mas mesmo assim é bacana tentar, talvez você conheça a maioria. Defina quantas rodadas serão feitas e some 2 pontos para cada uma ganha.

Agora uma breve lista de materiais que foram utilizados para fazer o jogo: cartolina de diferentes cores e estampas, papel contact preto fosco, vidro de geleia, porta retrato, cola, tesoura, caneta, durex e é isso aí. Nada muito surpreendente e tudo bem fácil de fazer, a grande revelação foi esse papel contact que até então não sabia que dava para ser usado como aquela famosa tinta lousa, é possível escrever nele com giz e apagar tranquilamente. Encapei um porta retrato antigo aqui de casa com ele e fiz esse quadrinho que serviu para marcar os pontos da partida. Na hora de  colar, tome cuidado com as bolhas de ar que podem ficar entre o papel e a superfície, vá aplicando por partes com a ajuda de uma régua, pano ou até mesmo pressionando de maneira uniforme com seu dedo.


Eu e o Tiago levamos cerca de duas horas para concluir o jogo e demos umas boas gargalhadas durante o percurso, a competição foi acirrada o tempo inteiro, mas no fim acabei ganhando por um mísero pontinho de diferença. Ah, e o prêmio você decide! A gente decidiu por um "vale de 30 minutos de massagem nas costas ou pés" para ser usado em qualquer hora.

That's all, buddies!

xx

8 comentários

  1. Que ideia linda! Uma ótima opção para unir ainda mais os casais com os joguinhos - e estimular a competitividade entre eles. hehe ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Juro que nos divertimos muito, e é legal escolher uns desafios diferentes pra colocar os dois pra fazerem coisas que não estão acostumados. :3
      Muito obrigada! Beeijo

      Excluir
  2. Adorei a ideia, já anotei tudo, vou usar isso para compor o presente que vou dar pra ele, quem acertar mais pontos vai ganhar um brinde extra: um vale qualquer coisa, que ele vai ter que preencher no momento que ganhar para usar em qualquer momento com validade até 12/06/2017

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que legal! Que bom que ajudei você com a ideia. Me mostra o resultado depois, se quiser, adoraria ver. Esper que se divirtam!
      Beijinho

      Excluir
  3. Amei a ideia, super criativa e bem diferente de comprar um presente por aí!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Gente que incrivel. Super criativoo! Quero fazer também! haha
    Beijão, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  5. Quee legaaal, te indiquei para uma tag lá no meu blog, beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Amei as ideias , super criativas ! ^^

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir